As coisas estavam indo bem com José até que Maria recebe a visita do anjo. José talvez preferisse que a notícia dada a ele pelo anjo fosse diferente, mas não era. José já havia feito uma boa escolha ao escolher uma noiva pura, mas agora ele faria a decisão mais difícil da sua vida.
“José, filho de Davi…” – o anjo dá a identidade do sujeito: “…não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” Em outras palavras, o que Maria vai lhe contar é verdade.
“Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” O que parecia vergonha, se tornou em honra. No caso de José, a voz de Deus (as notícias dadas pelo anjo) que pareciam destruir seu futuro, na verdade era a melhor notícia que alguém poderia receber.
Algumas reflexões:
- Um passo de cada vez
- Não espere ver um cenário completo. “Não tenha medo de receber Maria como esposa”. Isso estava ao alcance de José! Ele podia receber Maria como sua esposa.
- Se você está no “ponto A” da sua vida, pergunte a Deus sobre o ponto B
- “O Senhor firma os passos do justo e se agrada do seu caminho; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.” Sl 37:23-24
Você só precisa o próximo passo, nada mais.
A vontade de Deus é boa.
O anjo disse: “Não tenha medo.” José estava com medo das consequências da notícia. Expor Maria, acusá-la de adultério, eram muitas as opções. A consequência para Deus era justamente o oposto: “Case com sua amada e crie o Filho de Deus como se fosse seu.”
Encaixar-se no propósito de Deus muitas vezes inclui sofrimento, mas a presença do Todo Poderoso dá propósito a dor.
Deus fala com clareza.
“Minhas ovelhas ouvem a minha voz” Jo 10:27
Quanto mais confiamos na habilidade de Deus falar, mais o ouviremos. Pela manhã, José sabia o que fazer. Aqueles que se encontram paralisados, precisam agir. Pare de se preocupar pensando que você não vai fazer a vontade “perfeita” de Deus, mas confie que Ele vai fazer você andar nela.
As mensagens de Deus são frequentemente contra intuitivas.
Normalmente as mensagens que Deus manda vão contra nossa lógica interior. José ouviu a mensagem que o anjo lhe trouxe e não disse: “eu deveria saber que o Espírito Santo iria fazer isso”. Ainda que aqueles que estão aprendendo a andar no Espírito, encontram um alinhamento da sua intuição com o que Deus fala.
O que Deus diz deve concordar com o que Deus disse.
Deus prova uma palavra dada no presente com uma palavra dada no passado. Ele conecta destino com história, fazendo com que a sua vontade seja verificável. Mateus acrescenta seu comentário:
“Ora, tudo isto aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.” (“Emanuel” significa: “Deus conosco”.)” Mt 1:22-23
Ouvir significa prestar atenção.
Ouvir e não obedecer, é não ouvir.
“Quando José despertou do sono, fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria por esposa.” Mt 1:24
Nós precisamos desesperadamente ouvir à Deus. Aqueles mais místicos querem tornar o cotidiano em uma técnica, por exemplo: “Deus, me dê três provas para confirmar o que você está me dizendo.”, enquanto homens como José tomam decisões que fluem de uma relação com Deus.
A história poderia ter sido outra, “quando José acordou, ele se divorciou de Maria.” E ele haveria perdido o destino que Deus tinha para ele. No entanto, José obedeceu, e teve o privilégio de ouvir Jesus chamá-lo de pai.
Autor: Paul Anderson, traduzido por Isaac Böhm
Write a comment: