O evangelho do Reino

Precisamos nos exercitar através da leitura da Palavra de Deus, da oração e do jejum. Estas práticas espirituais são inegociáveis na jornada do cristão. Talvez você tenha algum preconceito com alguma das práticas que citei, ou talvez tenha tido experiências ruins com alguma delas.
Precisamos lembrar sempre que nossas experiências pessoais não mudam o que a Palavra de Deus diz. Devemos pedir a Ele que nos cure de qualquer ferida causada por maus professores e por experiências ruins. Assim poderemos mergulhar nas riquezas espirituais da vida com Deus.
Estas três práticas terão melhores resultado se nelas estiverem presentes tempo, silêncio e intencionalidade. O tempo é um fator fundamental nas nossas vidas. Afinal, quem nunca sentiu que falta tempo no seu dia. Falta tempo para arrumar a casa, falta tempo para estudar, para assistir filmes e séries, para ficar com as pessoas que amamos, etc… Para estudar a Bíblia e orar então, nem se fala. Uma coisa é certa, os dias continuarão tendo 24 horas. Muitos de nós não controlamos os nossos horários de trabalho e estudo. Por isso temos que ser muito cuidadosos com as escolhas que fazemos com aquele tempo que está sob nosso controle. Se depois de todos nossos afazeres e obrigações restar apenas 1 hora, ainda sim precisamos usar bem essa 1 hora. Se dessa hora que resta, não separarmos um tempo para meditar e estudar a Bíblia não conseguiremos viver uma vida que usufrui da profundidade espiritual que Deus nos oferece..
A necessidade de silêncio é muitas vezes subestimada. Vivemos em uma época em que é normal estar sob uma constante chuva de informações. Quantas mensagens você já recebeu enquanto tenta ler este texto? Talvez sua televisão esteja ligada ou uma música esteja tocando em seus ouvidos. Eu cometo esse erro muitas vezes, de tentar consumir informações toda hora. Não tem nada de errado em otimizar seu tempo, lavando a louça escutando um podcast ou uma pregação. Mas se formos realmente sinceros, dificilmente nós aproveitamos o potencial máximo dos conteúdos quando estamos dividindo nossa atenção com outras coisas.
Por isso, em minha experiência, é necessário um certo isolamento para aproveitar ao máximo a meditação e o estudo da Bíblia. Jesus viveu em uma época sem celulares, sem redes sociais, sem lives, sem whatsapp e sem Facebook. Mesmo assim podemos ver na Bíblia que ele tinha o hábito de se retirar das multidões e ir orar sozinho. Nosso Senhor, Salvador e Mestre entendia o valor do silêncio e de se isolar para estar com Deus. Será que não devemos copiá-lo nisso? Ou somos superiores e conseguimos nos concentrar apesar de todos os ruídos ao nosso redor? Bem, eu sei que eu não tenho esta capacidade. Por isso o silêncio é muito importante quando queremos meditar nas coisas de Deus.
Um aluno pode muito bem estar em uma sala de aula em silêncio durante um bom tempo e ainda sim não aprender nada se não focar no que está sendo ensinado. Por isso o tempo que separamos para estudar a Palavra deve ser um tempo exclusivo, onde nos concentramos completamente no que estamos lendo ou naquilo que estamos meditando. Estudar a Bíblia e orar com intencionalidade não é diferente de se exercitar em uma academia. No início é difícil de se concentrar e em poucos minutos nos distraímos. Mas a prática fortalece o “músculo” da concentração e nos tornamos mais capazes de focar no nosso estudo da Palavra.
Quando nos dedicamos a estas boas práticas nos tornamos mais parecidos com Cristo e passamos a ser melhores maridos/esposas, filhos, amigos, profissionais, cidadãos etc…. Tudo isso para que o nome de Cristo seja glorificado através de nossas vidas e para que possamos viver de acordo com a vontade de Deus. Apenas fazendo estas coisas nós viveremos de tal modo, que ao final das nossas vidas poderemos dizer que combatemos o bom combate e guardamos a fé.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais